5 Atitudes que deve ter numa entrevista de emprego

Recebemos sempre um incrível número de conselhos de amigos e colegas sobre a forma de nos apresentarmos num entrevista de emprego: “Usa perfume!”; “Veste cores claras!”; “Diz que não trabalhas por menos do que 1000 por dia!”; “Começa o discurso com uma piada”. Mas sejamos realistas, o que funciona para um pode não funcionar para o resto. Claro que todos estes conselhos podem ter uma ponta de verdade e resultados, mas teremos que abordar a situação de um ponto lógico e tentar chegar a uma conclusão que transmita o melhor que temos para dar, se calhar nem toda a gente acha graça às piadas do “Joãozinho”, muito menos numa entrevista de emprego.

As dicas que apresentamos hoje são algumas das mais básicas e mais fáceis de executar, por isso mesmo, também são as que irão demonstrar maior disponibilidade e pro actividade da sua parte, transmitindo segurança e conhecimento suficiente para ultrapassar qualquer tipo de adversidade. Não há necessidade de extremos ou extravagâncias, até porque esse tipo de atitudes pode ter o efeito contrário daquilo que pretendemos, mantenha a calma, fale de forma pausada com a voz bem colocada, use palavras de compreensão fácil, evite usar calão ou linguagem rude e aproveite para usar alguns pontos usados pela própria empresa na sua apresentação e tudo irá correr de forma mais fácil. Claramente também deverá cuidar da sua apresentaçãoPor isso, sem mais demoras, passaremos à acção:

•1 Conhecer a empresa

Demonstrar conhecimentos acerca da empresa revela o nível de interesse que tem na vaga a que se candidatou, levando os entrevistadores a interpretar o interesse na companhia em geral e não apenas num posto para preencher, isso fará com que o seu interesse pareça genuíno.

•2 Capacidade de Adaptação

Discretamente reconheça um traço profissional da empresa, valores ou hábitos de trabalho que encara como paralelos aos seus, mas evite a todo o custo os típicos clichés de dizer que se adapta a tudo facilmente, isso só vai fazê-lo parecer convencido e até mesmo falso.

• 3 Vini, Vidi, Vici

Pode estar a candidatar-se a uma vaga para a qual não possui todos os requisitos necessários, mas não se deixe intimidar, mostre que mesmo estando em desvantagem pode vir a ser uma agradável surpresa. Fale acerca das suas conquistas profissionais, mostre que é capaz de ultrapassar obstáculos e vencer mesmo quando está em desvantagem ou dificuldades.

•4 Pronto para Começar

Dê a entender que está entusiasmado e ansioso por poder começar a trabalhar, esse tipo de energia é contagiante e pode deixar os recrutadores com vontade de voltar a ver esse tipo de energia no local de trabalho. Ainda que não tenha disponibilidade imediata, tente acordar uma data mais próxima para poder começar.

•5 Humildade

Agradeça sempre a oportunidade e o tempo despendido, pessoalmente ou por e-mail após a entrevista. Mesmo que não consiga a vaga, acabará por ser recordada como uma pessoa humilde e quem sabe, numa próxima oportunidade poderá ficar no início da lista.

Seguindo estas dicas básicas terá melhores hipóteses de criar boa impressão na sua entrevista, continue a insistir e a melhor as suas formas de comunicação e a aumentar o seu currículo, tudo irá por contribuir para que consiga melhores oportunidades de trabalho e para a sua evolução pessoal. Pegue nos seus currículos, escolha alguns lugares a dedo, investigue acerca das vagas que apresentam e das pessoas que possam estar ligadas aos lugares que ambiciona alcançar, todos estes elementos irão ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de ataque. Assim que estiver pronto, use todos os pontos a seu favor e arrase nas suas entrevistas! Quando menos esperar, as empresas poderão estar a competir entre si para poder tê-lo nas suas equipas!

Bom Trabalho!