O que vestir numa entrevista de emprego

Ser chamado para uma entrevista de emprego é um passo muito importante para o seu futuro profissional. E, apesar de poder ter várias qualidades inerentes que façam de si o candidato mais apto, a verdade é que existe um outro factor muito importante.

Este factor é a aparência. A primeira impressão é fundamental para que as pessoas percebam o tipo de pessoa que é, como se apresenta perante as adversidades, e como se comportará perante os seus superiores.

A primeira impressão é feita em poucos segundos, sendo que tem bastante impacto na ideia inicial de quem está a realizar a entrevista. Esta impressão é, na maior parte dos casos, duradoura. Isto é, se causar uma impressão negativa, é muito provável que essa impressão não desapareça. Mas se causar uma impressão positiva, será provável que esta também seja estável.

Para que consiga deixar a sua marca e causar uma impressão positiva, trazemos algumas dicas para que a escolha do seu vestuário tenha um impacto positivo.

Ao escolher a roupa para a entrevista, tenha em atenção os seguintes pontos:

  • Cargo na empresa: Saber adequar a sua roupa ao cargo a que se está a candidatar, é muito importante. A roupa será diferente caso se candidate a um estágio ou a um cargo de muita responsabilidade. Para um estágio, pode apresentar-se de maneira mais informal, sendo que para um cargo de alta responsabilidade, uma camisa confere-lhe sempre um ar mais arranjado.
  • Tipo de empresa: Pesquise previamente como é a empresa. Investigue se é uma empresa com um ambiente formal, se é criativa, um escritório, etc. A roupa num escritório é bastante formal (camisas, blaser, calças de tecido) ao contrário de uma empresa do mundo digital, onde o ambiente é muito mais descontraído (pode utilizar calças de ganga, por exemplo, excepto com rasgões).
  • Época do ano: Esta é uma dica invulgar, mas a verdade é que tem bastante relevância. Se estiver no Verão, não use camisolas de manga comprida só para causar impacto. Dará uma imagem um pouco contraditória de si. Também não utilize camisolas curtas ou tops. Vista-se de acordo com a estação, mas de maneira a que o seu potencial de trabalho seja realçado.

 

No entanto, existe um outro tópico importante para ter em atenção na escolha da roupa a vestir. A cor da roupa importa bastante, sendo que deve ter em atenção certas cores.

Estas são as cores a utilizar e as cores que não deve utilizar numa entrevista de emprego:

  • Cores a utilizar: As melhores escolhas recaem nas cores básicas: Preto, Azul e Branco. O preto dá a sensação de formalidade, o branco é sempre uma escolha básica e o azul serve para entrevistas formais e informais.
  • Cores a não utilizar: As piores cores que pode usar numa entrevista de emprego são: Vermelho, Castanho, Laranja. O vermelho é uma cor que, pela sua tonalidade forte, chama demasiado à atenção. O castanho é uma cor morta e pode dar a sensação de que não se esforçará, sendo que o Laranja é uma cor muito berrante e causa uma impressão negativa, no contexto de entrevista de emprego.

Estas dicas aplicam-se tanto a homens como mulheres. Todavia, é de referir que se aconselha a que os homens não utilizem camisolas de mangas cavas nem calças demasiado gastas. Para as mulheres, tenham em atenção o tamanho do decote e o tamanho da saia. A questão das cores aplica-se a ambos os géneros.

A ideia é passar uma boa impressão, e ter a roupa como sua aliada. Escolha uma roupa confortável, mas de acordo com todos os tópicos acima mencionados.

 

            Mantenha-se fiel a si próprio e cause uma boa impressão!